10 Inconvenientes de morar nos Estados Unidos

Reading time: 10 minutes

Morar nos Estados Unidos…Será que tudo são flores? Quais são os Inconvenientes de morar nos Estados Unidos então? Muitas pessoas acreditam que morar no exterior, num país de primeiro mundo, é sinônimo de uma vida fácil, perfeita e sem qualquer problema. Infelizmente esse tipo de pensamento, que é bem ingênuo, faz com que muitas pessoas larguem tudo em seu país e se mudem para os Estados Unidos sem pensar nas consequências.

Ao chegar lá deparam com uma chuva de problemas que nem sequer imaginavam e alguns problemas que ouviram falar mas subestimaram. Aí vem muita frustração e decepção. Longe da família, língua e terra natal tudo fica ainda pior. Mas claro, isso não quer dizer que não vale a pena escolher morar nos Estados Unidos. Meu único conselho é: Pesquise e se prepare.

Lembrando que muitos dos tópicos nesse artigo valem para quase qualquer país de primeiro mundo e não são restritos aos Estados Unidos. Por isso devemos sempre pesquisar. Também quero salientar que cada experiência é única e individual e talvez o que escrevi não aconteça com você ou até coisas além do que escrevi aconteçam. A vida não pode ser calculada.

Mas chega de papo e vamos aos tópicos desse artigo de uma vez!

 

10 Inconvenientes de Morar nos Estados Unidos

 

1 – Ir morar

inconvenientes de morar nos estados unidos eua

 

Sim. Se tornar um residente legal é um dos maiores inconvenientes de morar nos Estados Unidos. Uma vez que você é um cidadão ou residente não há muita burocracia para as coisas do dia a dia em sua futura vida lá…Mas até você alcançar esse patamar meu bem, se prepara para enviar muitos formulários, fazer exames médicos caros, gastar muita grana e esperar muito tempo em alguns casos.

Os processos migratórios tem demorado mais que o esperado nos Estados Unidos. O meu processo está demorando em média 1 ano. Infelizmente é o que está acontecendo em 2018.

Não pense em conseguir um visto de turista e escafeder-se para lá para sempre. Além de já ser errado e arriscado, com o novo presidente a chance de você ser expulso e proibido de entrar no país por anos não é pequena. Conseguir emprego, dirigir, estudar e realizar atividades de residentes sem ser é muito difícil.

Trabalhar ilegalmente traz muitos riscos além de ser enviada de volta. O seu patrão pode, por exemplo, te demitir e não querer pagar seus dias trabalhados alegando que você não tem permissão e por isso não pode denunciá-lo. Infelizmente esse tipo de gente que se aproveita de quem precisa existe em qualquer lugar.

Para se tornar um residente americano você precisa ter um Green Card. As formas mais comuns de conseguir são através de casamento com um americano ou através de um familiar seu que seja americano. Muitas pessoas que trabalham lá por anos com visto de trabalho também podem optar pelo green card.

 

2 – Direitos Trabalhistas

inconvenientes de morar nos estados unidos eua

 

Então né…Férias de 30 dias, décimo-terceiro, passagem, direito a almoço ou cesta básica…Essas coisas não existem lá. O máximo que você vê , e não é qualquer empresa, é um bônus de natal…Ajuda com gasolina se for para trabalhar muito longe e etc. Mas são escolhas do empregador e não fazem parte da lei (esses exemplos específicos que dei).

Embora os salários sejam bem melhores lá não há tantos direitos como no Brasil. Para mim a pior parte é em relação as férias. No antigo emprego do meu marido ele tinha direito no primeiro ano de trabalho a 1 semana de férias DESCONTADAS  do salário e apenas no ano seguinte 1 semana que eles pagavam. Agora no novo emprego ele tem direito a 2 semanas de férias pagas. Ainda assim…Metade do que há no Brasil. Na minha opinião esse é um dos mais irritantes (falando das férias especificamente) inconvenientes de morar nos Estados Unidos.

 

3 – Transporte público em menor quantidade

inconvenientes de morar nos estados unidos euainconvenientes de morar nos estados unidos eua

 

Lá existem sim ótimos trens, metros e ônibus como todos já sabemos. Entretanto é muito difícil depender desses meios de transporte para se locomover nos Estados Unidos devido ao fato de que não existe ônibus ou outro meio de transporte para todos os lugares.

Eles geralmente vão nos locais principais e importantes. Então você fica limitado a ir somente onde eles passam e se precisa ir para um local longe do ponto ou estação onde irá descer…Terá que andar bastante. Mas no inverno isso é praticamente impossível. O melhor mesmo é ter seu próprio carro e é por isso que é comum cada pessoa na família ter seu próprio carro.

4 – Clima

inconvenientes de morar nos estados unidos eua

 

Isso depende bastante do estado em que vá morar. Na Flórida tem bastante sol, em Washington muita chuva e céu cinza…, em Nova York e outros estados bem ao norte o inverno pode ser infernal. Tudo depende do estado em que vá morar. Mas em geral, prepare-se para aguentar baixas temperaturas e não economize nos casacos. Mas para quem não está acostumado…Com certeza é um dos grandes inconvenientes de morar nos Estados Unidos.

 

5 – Preços

inconvenientes de morar nos estados unidos eua

Como eu disse no outro post aqui do blog sobre as Vantagens de morar nos Eua, os preços lá podem ser bons para produtos mas para viver mesmo é outra história. Os alugueis são mais caros que no Brasil, as faculdades também, os planos de saúde. Fazendo as contas fica um pouco pesado.

Em compensação a conta de luz é mais barata, é mais barato comprar um carro e a gasolina também é mais barata.

Mas para você que ainda não está nos Estados Unidos mas quer muito aproveitar os preços maravilhosos dos produtos que existem lá (cosméticos, remédios, roupas de bebê e adulto, maquiagem…) eu tenho uma dica incrível que vai te ajudar demais e pode mudar sua vida.

Se trata da Academia do Importador. Um treinamento 100% seguro e eficaz que ensina milhares de pessoas sobre como importador produtos americanos para o Brasil economizando no frete, sem ser taxado pela polícia federal e claro…Podendo revender esses produtos e criar seu próprio negócio. Clique aqui para saber mais!

 

6 – Tem que ter licença para tudo…

inconvenientes de morar nos estados unidos eua

Essa parte é bem diferente do Brasil. Para muitos…Será um dos grandes inconvenientes de morar nos Estados Unidos. Há um tempo atrás eu estava com vontade de abrir meu próprio negócio nos Estados Unidos relacionado a beleza. Fiz uns cursos no Brasil de beleza e pensei que seria suficiente. Errado. Para ser manicure você precisa fazer um curso lá, com estágio de determinadas horas e fazer até uma prova para obter uma licença. Para ser cabeleireira, esteticista e até maquiadora os mesmos termos valem.

Para dar aulas também é necessário ter uma licença para isso. Entre outros segmentos que com certeza vai precisar de licença também. E é melhor ter por que se te pegarem sem, e tem fiscalização, você paga multa.

 

7 – Distância da família e diferenças culturais

inconvenientes de morar nos estados unidos eua

 

Essa é uma daquelas coisas que vale para qualquer lugar longe em que vá se mudar. Claro que sendo em outro país e com uma nova língua tudo se dificulta. É bem difícil no começo quando não se conhece ninguém, quando você estranha os costumes das pessoas e não consegue se encaixar e não consegue encontrar um espaço. Ou pelo menos é assim que você pode se sentir.

Para muitas pessoas isso não é problema. Mas para outras mais sensíveis e apegadas a família…Essa situação pode render muitos travesseiros molhados de lágrimas a noite e muitas ligações para família. A saudade é grande.

 

8 – Preconceito

inconvenientes de morar nos estados unidos eua

 

Tem gente que passa por isso e tem gente que não. Infelizmente não dá para medir muito bem…Mas saiba que é possível. Embora não sejamos mexicanos (coitados, esses sim são bem estereotipados nos Estados Unidos) ainda somos latinos e se você está casando com um americano pode vir ser acusada pela família dele, pela frente ou pelas costas, de estar apenas querendo apenas um green card.

Muitos vão achar que você já nasceu sambando, que precisa ser bronzeada e linda e claro…Vão falar de futebol e das favelas e dos problemas do Brasil. Esses preconceitos sempre vão existir para quem não conhece uma cultura e só mostrando a eles que somos mais que tudo isso…É que vão realmente perceber como somos e nos entender melhor.

 

9 – Língua

inconvenientes de morar nos estados unidos eua

 

Inglês é mais difícil do que parece. Não negligencie essa parte e nem ache que vai aprender super fácil por que seu amigo aprendeu. Se quer morar nos Estados Unidos e viver independente você vai precisar disso. Então trate de estudar de verdade para poder pelo menos se comunicar.

É por isso que eu estou aqui hoje para te apresentar a uma excelente oportunidade de aprender inglês em casa, do conforto do seu lar e pagando muito menos do que se pagasse anos a fio um curso presencial de inglês. Conheça o Agora eu falo English Club, um treinamento online que te ensina desde o básico até conversas avançadas, frases e tudo mais que você precisar! Clique aqui para saber mais!!

10 – Gordices

inconvenientes de morar nos estados unidos eua

 

Aiaiaiai…Donuts, brownies, cookies, milkshakes gigantes, muito Mc Donalds e mais uma enxurrada de lanchonetes que nem tínhamos ouvido falar antes de pisar nos Estados Unidos. Bem vindo aos Estados Unidos…O país onde você pode comprar salgadinhos cheetos gigantescos, onde o menor copo das lanchonetes é o nosso maior…Sério…Tudo lá você pode comprar uma versão grande. Bem grande haha

Brincadeiras a parte…Lá vende bastante besteira. Mas é possível sim ter uma vida saudável obviamente. Uma das minhas lojas favoritas lá, a Natural Foods, vende tudo bem natural e e nutritivo. Tem opções para todos os gostos. Só tem que aprender a se controlar haha

É um pouco difícil manter a dieta lá. Não sei para você mas para mim esse é um inconveniente…Mas deve ser por que adoro sorvete, milkshake e balinhas. Outras coisas até que nem ligo tanto.

Mas é isso gente!

Esses são alguns inconvenientes de morar nos Estados Unidos! Claro que tem inconvenientes né gente, assim como vocês puderam ler no artigo. Embora seja um local melhor, ainda estamos no planeta terra, ainda teremos problemas e adversidades a ultrapassar.

Mais uma vez quero relembrar que muito do que foi escrito no artigo vale para qualquer país de primeiro mundo que você decida ir. Não são restritas aos Estados Unidos. Ademais, cada um tem sua experiência particular e diferente e precisamos respeitar a opinião e vivência de cada um.

 

#DICASDATHAYS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *