Branding Pessoal – Como Ter minha Marca Pessoal

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas pessoas começam o seu negócio online com muita força de vontade de ter uma vida melhor, muito empenho, muita garra e um desejo sincero de fazer muitas vendas online e mudar de vida de uma vez. Mas infelizmente, vejo muitas dessas pessoas criando bons conteúdos mas sem qualquer noção do Marketing em si…Uma noção de Branding Pessoal. Afinal, de que adianta ter ótimos conteúdos se as pessoas me acharem…Chata, amadora e sem graça?

Por serem iniciantes e terem pouco conhecimento de Branding ou branding pessoal acabam deixando a visão do seu negócio completamente monótona, plastificada e sem graça o que acaba “estragando” o negócio todo em si. Infelizmente fazer marketing não é apenas saber como divulgar links na internet. Ainda mais quando o seu negócio tem a sua cara. Quando o seu negócio é a sua cara…O seu negócio vai ficar marcado por você e suas características. Então você estará completamente envolvida com a sua marca e a sua marca com você. Imagem é tudo.

 

o que é branding pessoal

 

Vamos dar um exemplo através dos professores que fazem vídeos para o Youtube. Por que será que os professores, de qualquer matéria, que fazem graça, piadas e são divertidos fazem muito mais sucesso do que aqueles mais sérios que focam só em ensinar mesmo? Eu já assisti muitos vídeos na época da escola…uns divertidos e outros sérios. Mas até hoje eu lembro do Professor Jubilut de Biologia que é incrivelmente engraçado. Eu lembro até o nome do cara…5 anos depois. Quem faz um bom Branding não é esquecido ou substituído.

 

Mas então o que é Branding Pessoal?

 

Branding são todos os elementos da sua marca. O vermelho e as letras da coca cola, a maça, a elegância e a tecnologia da Apple, a musiquinha do comercial de ração, os bebês do comercial de fraudas…Tudo. Branding Pessoal já é para quem quer “se vender”, para quem é a cara e a voz do próprio negócio…Para quem quer “se divulgar”. Empreendedores, influenciadores, youtubers, instagrammers e outros precisam fazer um bom Branding Pessoal.

 

Como definir o meu Branding? Preciso criar uma espécie de personagem que não sou para ficar mais “atraente” para clientes?

 

o que é branding pessoal

 

Para definir o seu Branding Pessoal você precisa traçar as características que quer que o seu negócio tenha. Quer que seja sério ou bem humorado? Conservador ou descolado? Moderno, vintage? Cheio de tecnologia ou simples? básico ou super elaborado? Tudo depende do que você quer.

Além disso grande parte de fazer um bom Branding é ter um grande diferencial. Para isso eu aconselho que você faça uma boa análise de concorrência. Acredite em mim, não iguinore essa parte. Pegue cada concorrente e responda as perguntas abaixo sobre cada concorrente (separe pelo menos 5). Veja o que elas tem em comum e o que tem de diferente. Faça comparações…E pense no que você faz de melhor e que elas não fazem tanto. Esse pode ser seu diferencial.

Tem algumas perguntas que você precisa responder para definir sua estratégia de Branding Pessoal. Eu deixei essas perguntas aqui para você responder com muito amor e carinho e o mais fundo que puder. Não tenha medo de ser profunda! É a sua marca e precisa ser bem feita e bem definida.

Quais são as cores do seu negócio?

Qual é o tom? (sério, humorado, sarcástico, maluquinho…?)

Qual imagem quer passar?

Qual é o seu objetivo?

O que você vende?

Por que você vende? (Não é uma pergunta sobre produtos…É sobre soluções)

O que te diferencia dos concorrentes?

Como você está focando no seu diferencial?

 

Branding Pessoal nas mídias sociais

 

negocio mobile karyne otto

 

As mídias sociais atualmente são onde realmente nos comunicamos com nossa audiência e onde, além do blog, eles podem consumir nossos conteúdos e consequentemente comprar nossos produtos. Sendo assim, o seu branding precisa estar muito bem alinhado em todas as suas redes sociais.

Atualmente o instagram e um canal no Youtube tem tido grande peso para as marcas. O instagram por ser a rede social do momento e ter até 15x mais interação do que o facebook e o Youtube que nunca sai de moda e só cresce a cada dia. Até o Whatsapp tem sido muito utilizado também…Principalmente agora com o novo aplicativo “Whatsapp Business”.

Não adianta muito fazer um Branding incrível e ter uma audiência pequena para ver seus conteúdos. Todos os esforços devem estar caminhando juntos. Por isso vou indicar aqui para vocês esse treinamento MA-TA-DOR para crescimento em redes sociais que se chama Negócio Mobile da Karyne Otto e ele ensina tudo sobre como fazer mais vendas online. E pasme…Tudo isso do seu celular. É um curso para quem quer trabalhar pelo celular gerando toda a estrutura de vendas a mão em qualquer lugar. Dá só uma olhada nas aulas incríveis que esse treinamento tem!

negocio mobile karyne otto
negocio mobile karyne otto
negocio mobile karyne otto
negocio mobile karyne otto

 

Eu fiz esse treinamento e até hoje foi o que mais me ajudou a conquistar mais audiência e a fazer mais vendas rapidamente. Para mudar suas redes sociais completamente clique em “quero o curso”. 

estrutura de vendas online completa

 

Preciso criar um personagem para melhorar o meu branding?

 

o que é branding pessoal

 

Não exatamente. Você jamais deixará de ser você…Suas características pessoais fazem parte do seu Branding. Afinal…Só você pode ser você e você é o seu principal diferencial. Mas…talvez dê para fazer melhorias em você. Entende? Por exemplo, eu decidi que junto com o meu trabalho de empreendedora eu também queria falar sobre lifestyle, fazer vlogs…E eu queria ter um ar mais descolado. Não queria ser a empreendedora de terninho preto e óculos.

Nada contra, viu? Só não é assim que eu queria ser. Eu queria ser descolada! Então comecei a fazer um cenário legal, usar mais acessórios na hora de gravar os vídeos e também tento ser mais divertida e descolada no jeito que eu explico as coisas. Sim! O seu jeito de falar também é Branding! Se você fica muito séria o tempo todo falando no mesmo tom…Pode correr o risco de cair na “zona da chatice”. Principalmente no Youtube, stories…Devemos lembrar que são plataformas de ENTRETENIMENTO. Minha maior inspiração para “explicações divertidas” com certeza é a Nathalia Arcuri do Me Poupe! Só ela para falar de finanças e fazer a gente rir.

Então defina seu Branding e abrace-o nos seus conteúdos. O seu diferencial não é um conteúdo , uma técnica escondida…Que ninguém sabe. O segredo está no BRANDING. Tenho certeza absoluta que muitas empreendedoras estariam mais bem sucedidas se percebessem que Branding vai muito além de Logo, vinheta e arte de instagram.

Espero que tenham gostado desse artigo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *